About the Journal

 

Desde 1998 a escola “Escola de Terapia Manual e Postural” oferece cursos para profissionais da área da saúde humana. A escola, criada por Afonso Salgado, abriu o campo para a introdução de várias técnicas terapêuticas conhecidas mundialmente no nosso país incluindo Osteopatia, Iso-alongamento, cadeias musculares, Crochetagem Mioaponeurótica, Podoposturologia, Cyriax, Equilíbrio Neuromuscular, Microcinesiterapia e Leitura Biológica.

Em março de 2002, tornou-se parceira do Centro Universitário de Maringá - CESUMAR e passou a oferecer a 1ª Pós-Graduação Internacional em “Terapia Manual e Postural” (sensu lato) no Brasil. Ao longo dos anos a escola cresceu e atualmente tem parcerias com instituições científicas de ensino e investigação em vários países, destacando-se OMI – Orthopaedic Medicine International (Bélgica), Microkinesitherapie (França), Connaissance & Evolution (França) e EMAC (Portugal).

Em 2002, há dez anos, a Escola de Terapia Manual e Postural, preocupada com a divulgação das técnicas manuais científicas praticadas em nosso país, cria a revista “Revista Terapia Manual” única revista científica especializada nesta área no Brasil.

A revista “Revista Terapia Manual” cresceu e amadureceu cientificamente como resultado do esforço, participação e apoio dos autores, do Corpo Editorial e de seus leitores, mostrando a cada um o novo número, com ética, da ciência da terapia manual.

Chegamos ao décimo ano de publicação ininterrupta, oferecendo uma leitura científica, ética e de qualidade. A revista passou por algumas transformações a partir dos “Critérios de Seleção de Periódicos” para a base de dados LILACS do Centro Latino-Americano e do Caribe de Ciências da Saúde - BIREME/OPAS/OMS que foram indexados em 2007. Também foi adotado o estilo Vancouver e as regras de Biblioteca Eletrônica Online / SCIELO, visando nossa indexação nesta prestigiosa base científica.

Nosso Conselho Científico é composto por profissionais de extrema competência, referências nacionais e internacionais em suas respectivas áreas. Todos eles são professores universitários com título de doutor que integram pesquisadores do programa de pós-graduação em nível de mestrado e doutorado, todos reconhecidos pela CAPES/MEC. Em sua composição, buscamos abranger as diversas regiões do nosso país, estimulando assim a produção científica nas regiões sul, sudeste, norte, nordeste e centro-oeste, ou seja, em todo o território nacional.

Outro fato de grande importância para a nossa revista foi sua filiação à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC). A ABEC é uma sociedade civil de abrangência nacional, sem fins lucrativos e de duração indeterminada, que reúne pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnicos e científicos, melhorando a comunicação e disseminação da informação. Essa relação nos ajuda muito, nos colocando em contato com empresas e instituições afins no país e no exterior, garantindo forma e conteúdo padronizados da literatura técnica científica.

A aceitação da nossa indexação ao “Latindex - Regional System in Línea de Information for Scientifi c Journals of Latin America, the Caribbean, Espana y Portugal” em 2007, mostrou cientificamente que estamos crescendo, apresentando à comunidade científica internacional um produto de qualidade e confiabilidade . Com certeza estamos pesquisando outras bases de dados para colaborar na divulgação da ciência que é produzida e praticada em nossa área específica de atuação.

Em 2009, alcançamos os índices da LILACS, CINAHL e Sport Discus. Dando continuidade à sua história, a revista foi aceita em dezembro de 2011 pela base internacional EBSCO aumentando ainda mais sua visibilidade internacional. Atualmente, nossa revista está no estrato WEB Qualis B2 área 21 da CAPES/MEC (Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional).

A partir de janeiro de 2012 a revista “Revista Terapia Manual” (ISSN 1677-5937 e 2236-5435 ISSNe) passou a utilizar o SEER - Sistema Eletrônico para Editoração de Revistas ( http://www.revistatm.com.br/  ), sendo publicada apenas em linha, adotando a política de Acesso Aberto, ou seja, passa a ser de acesso livre. Também esta sendo adotado o sistema internacional de identificação de artigos CrossRef DOI - Digital Object Identifier.

Vale ressaltar que desde janeiro de 2012 a revista passou a ter o subtítulo “posturologia” devido à maior ênfase na publicação de artigos nesta área e pela parceria científica internacional com a Association Internationale Posturologie-API.

A partir de 2014 a revista adota o título principal "Manual Therapy & Rehabilitation Posturology" e passará a publicar apenas em inglês. Com o objetivo de se profissionalizar ainda mais, a revista será editada pelo polo editorial proporcionando uma nova hospedagem para melhor atender nossos autores e leitores. Com este novo título, a revista amplia seu escopo, atendendo da melhor forma aos autores das respectivas áreas.

Luis Vicente Franco de Oliveira
Editor-chefe

 

Publicar os resultados de pesquisas originais divulgando conhecimento técnico científico sobre avaliação, prevenção e tratamento nas áreas de Terapia Manual, Posturologia e Reabilitação contribuindo significativamente para a ampliação do conhecimento e atualização profissional em áreas afins a fim de melhorar a qualidade de vida dos população.

 

Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal é um periódico internacional de acesso aberto e revisado por pares que publica artigos de pesquisa originais, relatórios de casos, artigos de avanço técnico, protocolos de estudo, revisões, procedimentos e cartas ao editor.

O foco da revista está em todos os aspectos da prevenção, diagnóstico, gerenciamento e reabilitação de distúrbios neuromusculoesqueléticos, cardiovasculares, respiratórios e associados, bem como genética molecular, fisiopatologia e epidemiologia relacionadas no campo da Fisioterapia e Ciências da Reabilitação.

É política da revista publicar trabalhos considerados pelos revisores como uma adição coerente e sólida ao conhecimento científico e colocar menos ênfase nos níveis de interesse, desde que a pesquisa constitua uma contribuição útil para o campo da Terapia Manual, Posturologia e Reabilitação.

  • Terapia manual
  • Posturologia
  • Diagnóstico clínico e imagem
  • Epidemiologia das doenças neuromusculoesqueléticas
  • Ortopedia e biomecânica
  • Fisiopatologia dos distúrbios neuromusculoesqueléticos
  • Reabilitação, fisioterapia e saúde ocupacional


 

Todos os artigos publicados pelo Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal são acessíveis gratuitamente on-line imediatamente após a publicação, sem cobrança de assinatura.

Autores de artigos publicados em Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal são os detentores dos direitos autorais de seus artigos e concederam a qualquer terceiro, antecipadamente e em perpetuidade, o direito de usar, reproduzir ou divulgar o artigo desde que a publicação seja citada, de acordo com o contrato de licença e direitos autorais do MTP&RehabJournal.

 

  • EBSCO Publishing Inc.
  • CINAHL  - Índice Cumulativo de Literatura de Enfermagem e Saúde Afins
  • SportDiscus™  - Instituto de Pesquisa Esportiva SIRC
  • LILACS  - Ciências da Saúde da América Latina e do Caribe
  • LATINDEX  - Sistema Regional de Informação em Linha para Revistas Científicas da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal
  • ProQuest

 


SOBRE A API

Nous sommes une association qui a pour but de promouvoir la Posturologie et la Posturopodie. Chaque année depuis 20 ans nous organisons un congrès réunissant des professionnels praticiens, cliniciens et fondamentalistes, pour faire avancer nos connaissances et les vôtres.

 

Presidente de Honra
Dr Pierre Marie GAGEY

Presidente
Philippe VILLENEUVE

Vice-presidente
Dr Patrick QUERCIA

Vice-presidente
Afonso SALGADO

Secretário-geral
Jean Philippe VISEU

Trésorier
Sylvain CARON

Responsável
Belga Anne Marie LEPORCK

Responsável Suisse
Christophe DREVOT

Responsável Itália
Dr Alfredo MARINO

Resp. Amérique du Nord
Joël LEMAIRE

Professor P. BESSOU †

Monsieur P. MONTHEARD

Professor S. BOUISSET

Professor JP ROLL

Professor A. CASTROS

Docteur C. THEMARD-NOEL

Dr. Bernard WEBER †

Madame C. JOURNOT

Professor A. VILLADOT †

 

Doutor JM KIRSH †

Monsieur P. VILLENEUVE

Professor J. DUYSENS

Doutor P. QUERCIA

20 rue du rendez-vous
75012 Paris
Tél.: 01 43 47 14 55
Fax: 01 43 47 13 73
Site: www.posturologie.asso.fr
Correio: asso.posturologie@gmail.com

 


REVISORES

Este guia para revisores contém informações sobre considerações básicas que devem ser aplicadas ao revisar um manuscrito que foi submetido ao Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal e sobre os padrões editoriais do periódico. Outras informações relevantes sobre os objetivos e escopo da revista podem ser encontradas em ' Sobre esta revista ' .

Os manuscritos submetidos são geralmente revisados ​​por dois ou mais especialistas. Os revisores serão solicitados a recomendar se um manuscrito deve ser aceito, revisado ou rejeitado. Eles também devem alertar os editores sobre quaisquer questões relacionadas à má conduta do autor, como plágio e comportamento antiético. Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal opera usando um sistema duplo cego de revisão por pares.

A publicação de artigos de pesquisa pelo Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal depende principalmente de sua validade e coerência, conforme julgado por revisores e editores. Os revisores também podem ser questionados se a redação é compreensível e quão interessante eles consideram o artigo. Os manuscritos enviados serão enviados a revisores, a menos que estejam fora do escopo ou abaixo do limite de interesse do Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal , ou se a apresentação ou linguagem escrita for de um padrão inaceitavelmente baixo.

 

Os revisores são solicitados a fornecer comentários detalhados e construtivos que ajudarão os editores a tomar uma decisão sobre a publicação e o(s) autor(es) melhorarem seu manuscrito. Uma questão-chave é se o trabalho tem falhas graves que devem impedir sua publicação, ou se há experimentos ou dados adicionais necessários para apoiar as conclusões tiradas. Sempre que possível, os revisores devem fornecer referências para fundamentar seus comentários.

 

Solicita-se aos revisores que tenham em mente as regras editoriais do Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal e alertem os editores se os autores não as aderiram totalmente.

 

Você está interessado em se tornar um membro do Conselho de Revisores do Manual Therapy, Posturology & Rehabilitation Journal e ajudar a manter os padrões editoriais e o ethos deste periódico em crescimento? Para se voluntariar como um Conselho de Revisores, basta entrar em contato conosco em editor@mtprehabjournal.com , anexando um resumo de seus interesses de pesquisa e conhecimentos relevantes. Estamos ansiosos para ouvir de você.